banner_noticia

O Programa

Niterói, assim como várias cidades de médio e grande porte ao redor do mundo, tem investido nos últimos anos em políticas sustentáveis e inteligentes para reduzir o congestionamento de seu centro urbano. Além da reestruturação e modernização do seu sistema de transportes públicos, a política de incentivo ao uso da bicicleta como alimentadora deste sistema, como efetivo meio de locomoção para curtas e médias distâncias, e para atividades de lazer, tem norteado os projetos de mobilidade elaborados atualmente pelo poder público local.

Criado em 2013, o Programa Niterói de Bicicleta é um dos 32 projetos estruturadores definidos no plano estratégico municipal Niterói que Queremos. Pensado como uma resposta aos desafios relacionados à mobilidade, ao meio ambiente e, de uma maneira mais ampla à qualidade do espaço urbano de Niterói, o Programa tem como principal objetivo estimular a cultura cicloviária na cidade.

ESTRUTURA DO PROGRAMA

O Programa Niterói de Bicicleta estrutura‐se a partir de dois principais pilares, ambos igualmente importantes e essenciais no desenvolvimento de um projeto integral de estímulo ao uso da bicicleta na cidade.

Pilar 1: Infraestrutura Cicloviária

Este pilar abrange todas as ações relacionadas ao planejamento de infraestrutura física adequada para que ciclistas possam se locomover e estacionar suas bicicletas com segurança e conforto. Esta infraestrutura deve atender às vocações, necessidades e limitações de cada região da cidade e às normas e padrões de construção e sinalização definidas no Manual de Infraestrutura Cicloviária de Niterói, este último em fase de aprovação pela Prefeitura Municipal.

Pilar 2: Cultura e Educação Cicloviárias

Este pilar abrange todas as ações que buscam influenciar a cultura e o comportamento da população e visitantes de Niterói, no sentido de promover a bicicleta como meio de transporte para pequenas e médias distâncias, e para atividades de lazer. Além da organização de eventos focados na mobilidade por bicicleta, outras atividades realizadas pelo Programa Niterói de Bicicleta incluem ações de estímulo e de conscientização sobre o uso seguro da bicicleta. Disseminar informações sobre as principais regras para uma convivência harmônica no trânsito, entre motoristas, ciclistas e pedestres, também faz parte do escopo do Programa.

GESTÃO DO PROGRAMA

O Programa Niterói de Bicicleta é uma iniciativa alocada na Secretaria Executiva da Prefeitura Municipal de Niterói. Seguindo diretrizes de gestão integrada e participativa, as ações e projetos do Programa são desenvolvidos em parceria com diversos órgãos públicos, com a iniciativa privada, e com grupos organizados da sociedade civil. Nesse contexto, o principal papel do Programa Niterói de Bicicleta é mobilizar e reunir os diferentes atores que influenciam o planejamento e a implantação destas ações e projetos, e garantir que todas as demandas da população da cidade relacionadas ao tema da mobilidade por bicicleta sejam incorporadas aos mesmos.

Acesse aqui o organograma do Programa Niterói de Bicicleta.