QUEM SOMOS

Helena Porto – Coordenadora

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal Fluminense / EAU-UFF. Estagiou no setor de arquitetura no escritório Paulicéia Arquitetura e Restauro, fez um intercâmbio de um ano na Universidade de Munique na Alemanha (TUM) em Arquitetura Paisagística, e participou de grupos de pesquisa e diversos seminários e eventos sobre mobilidade urbana. Integra o Programa Niterói de Bicicleta desde julho de 2018 e foi Diretora de Educação e Comunicação de 2021 à 2024. Amante da cidade de Niterói, é entusiasta da bicicleta e de práticas e soluções por cidades e vidas sustentáveis.

Vanessa Carvalho – Assessora Administrativa e Orçamentária

Tecnóloga em Gestão Ambiental pela Faculdade Anhanguera, e com Especialização em Engenharia Ambiental pela Faculdade Maria Thereza – FAMTH. Participou de atividades com a temática de “Educação Ambiental voltada para a primeira infância”. Fez parte da Equipe de operadores do Bicicletário Arariboia entre 2018 e 2020. Ciclista urbana. Atua desde 2021 na Coordenadoria Niterói de Bicicleta.

Diretoria de Infraestrutura Cicloviária

João Pedro Boechat – Diretor de Infraestrutura Cicloviária

Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal Fluminense / EAU-UFF. Participou do Laboratório da Paisagem de 2016 a 2018 onde pesquisou a estética da ruralidade na região metropolitana do Rio de Janeiro, com ênfase nos bairros de Maria Paula, Muriqui e Rio do Ouro. Estagiou no setor de arquitetura do escritório Índio da Costa A.U.D.T, tendo experiência em projetos executivos, edição de imagens, tecnologia BIM e modelagem 3D. Ciclista de domingo a domingo, atua no Programa Niterói de Bicicleta desde agosto de 2018.

Juliana Martins – Assessora Técnica

Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / FAU-UFRJ. Integrou o projeto de Pesquisa e Extensão – MoBoo: Bicicleta, bambu e mobilidade, que estuda as possibilidades da matéria-prima e desse meio de transporte como vetor de transformação social. Apaixonada por arte e pela natureza, atua no Programa Niterói de Bicicleta desde 2019 no desenvolvimento de projetos cicloviários, e acredita na relevância da bicicleta na mobilidade urbana e em seu papel na construção de uma cidade mais sustentável.

André Brandão – Assessor Técnico

Arquiteto e urbanista formado pela Universidade Federal Fluminense / EAU-UFF, atuou como estagiário na Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar do Hospital Universitário Antônio Pedro. Além disso, foi pesquisador bolsista no projeto PedalUFF-Tur em um trabalho com foco no estudo longitudinal sobre a interface entre ciclomobilidade e cicloturismo. Ciclista desde os 10 anos de idade e parceiro da bike para passeios, viagens, trabalho e deriva urbana, acredita que a bicicleta e toda infraestrutura que gira em torno desse veículo tem enorme potencial de democratizar o acesso à cidade, protagonizar o desenvolvimento sustentável dos centros urbanos e promover qualidade de vida às pessoas.

Maria Julia Antunes – Estagiária

Estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro / FAU-UFRJ, dedicou-se, por alguns semestres, à monitoria universitária em variadas disciplinas. Entusiasmada pelos diálogos entre pessoas e espaço urbano, acredita que a bicicleta é uma ferramenta democrática para viabilizar uma potente transformação urbana através da mobilidade aliada à sustentabilidade.

Beatriz Ferreira –
Estagiária

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ), tenho grande entusiasmo na área acadêmica. Atuei em monitorias relacionadas à história da arquitetura, ao saneamento e ao desenvolvimento urbano. Atualmente, participo do projeto de extensão LABÁ, onde pesquiso e discuto sobre direito, espaço e política a partir de uma perspectiva crítica da cidade. Desde março de 2023, sou estagiária, considerando a bicicleta uma possibilidade de lazer e locomoção democrática e sustentável, capaz de oferecer às pessoas acesso à cidade e uma melhor qualidade de vida.

Diretoria de Educação e Comunicação

Rafael Pereira – Diretor de Educação e Comunicação

Engenheiro Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa e com MBA em Gestão e Controle Ambiental. Fez intercambio na ISU (Iowa State University) de 6 meses durante a graduação. Participou de diversas atividades e coletivos voltados para bicicleta como: Bike Anjo, Bicicletada -RJ, Triciclo (oficina coletiva), contagem de ciclistas e desafio intermodal pela TA, Ciclo Courier. Atua na Cordenadoria Niterói de Bicicleta desde Junho de 2022. Acredita na bicicleta como um meio de transporte e uma ferramenta incrível de mudança social.

Sofia Oliver – Assessora Técnica

Estudante de Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense, é também cantora e compositora. Como ciclista e moradora de Niterói, acredita no uso da bicicleta como forma de transformação social. Atuou durante 1 ano e meio como estagiária do Museu da Justiça do Rio, onde participou da produção de exposições, seminários, espetáculos, concertos, entre outros eventos. É apaixonada por projetos que coloquem em diálogo Cultura, Educação e Sustentabilidade. Atualmente é assessora técnica da equipe de Educação e Comunicação do Niterói de Bicicleta.

Também participaram do Programa Niterói de Bicicleta: Claudia Tavares, Argus Caruso, Isabela Ledo, Carlos Dotto, Marina Barcellos, Esteban Sanchez, Ana Mazalotti, Carolina Barbieri, Luga Nascimento, Lizandra Duarte, Bianca Lopes Silva, Renata Chianelli e Filipe Simões.