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Infraestrutura Cicloviária

MALHA CICLOVIÁRIA DE NITERÓI

 

Hoje, Niterói conta com aproximadamente 30 quilômetros de malha cicloviária, dos quais 15 quilômetros foram construídas na atual gestão municipal. Até o final de 2016, está programada a duplicação desta malha, totalizando 60 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas distribuídas entre as diversas regiões da cidade, interligadas entre si, e a pontos de conexão com outros modais de transporte.

 

BICICLETÁRIOS  

 

Além de ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas, outros elementos dão suporte ao transporte por bicicleta em Niterói, tais como bicicletários instalados em locais estratégicos da cidade, seja ao longo desta infraestrutura, em pontos intermodais de transporte ou em espaços públicos com grande atração de visitantes. Atualmente, a política municipal de estacionamento de bicicletas compreende diversas iniciativas que, em conjunto, buscam estimular ainda mais o uso da bicicleta na cidade. São elas:

 

  • Instalação de 610 novos bicicletários (1220 vagas no total), distribuídos entre as diversas regiões da cidade;
  • Implantação de bicicletário fechado, coberto e com segurança 24h no principal ponto intermodal de transporte, próximo à Estação das Barcas Araribóia;
  • Incentivo à colocação de bicicletários pela iniciativa privada através da simplificação das normas de instalação deste equipamento e do processo de requerimento de autorização junto à Prefeitura;
  • Exigência pelo poder público local de instalação de bicicletários em shopping centers, hipermercados e universidades (Lei Municipal 2499/2007), e em novos empreendimentos residenciais e comerciais localizados em áreas sob vigência de novos planos urbanísticos (OUC e PUR Pendotiba);
  • Previsão de instalação de bicicletários e paraciclos nos principais pontos de intermodalidade de transportes em todos os grandes projetos urbanos planejados para a cidade.

 

 


 

 

PROCESSO DE PLANEJAMENTO  

 

O planejamento da infraestrutura cicloviária de Niterói compreende 3 principais etapas e tem como referência as diretrizes definidas no Plano Estratégico Niterói que Queremos, plano este construído com intensa participação da população de Niterói.  

 

Etapa 1: Plano Cicloviário Participativo de Niterói (2013‐2014)

 

Seguindo metodologia elaborada pela associação Transporte Ativo, o Plano Cicloviário Participativo de Niterói foi desenvolvido através de um intenso processo colaborativo, com oficinas em diversas regiões da cidade. Nestas oficinas, foram sobrepostas as principais rotas utilizadas e desejadas pelos ciclistas, e indicados os pontos de demanda por infraestrutura complementar tais como bicicletários. Como resultado, uma malha cicloviária com aproximadamente 170 quilômetros foi definida, dos quais 15 quilômetros foram já executados.  

 

Etapa 2: Projeto Básico Cicloviário de Niterói (2014‐2015)

 

O Projeto Básico Cicloviário de Niterói foi desenvolvido entre 2014 e 2015 com o objetivo de revisar e detalhar a malha cicloviária proposta no Plano Cicloviário Participativo. Como base para este detalhamento, e para projetos futuros relacionamos à mobilidade por bicicleta, desenvolveu‐se o Manual para elaboração de infraestrutura cicloviária em Niterói, documento que define critérios técnicos para o planejamento e a execução da malha cicloviária da cidade. Nesta etapa, a sociedade civil teve também papel importante na tomada de decisões, legitimando assim o projeto proposto.  

 

Etapa 3: Plano de Mobilidade Urbana de Niterói (2015‐2016)

 

Visando consolidar os projetos de infraestrutura cicloviária elaborados pelo Programa Niterói de Bicicleta, o Plano de Mobilidade Urbana de Niterói, em fase de revisão, incorporará estes projetos nas suas diretrizes de planejamento.