banner_white05

Pontos de reparo para ciclistas em Niterói

 06/12/2017

 

meninabike

Foto: O Fluminense

 

Totens com ferramentas para manutenção serão instalados em diferentes bairros

 

Mais um totem para reparo de bicicletas foi instalado em Niterói. Desta vez, no Caminho Niemeyer. O primeiro equipamento foi instalado no Bicicletário Arariboia, também no Centro. O calçadão da orla de Icaraí (ao lado da base integrada entre a PM e a Guarda Municipal), o Skatepark de São Francisco e o CCO do túnel Charitas-Cafubá serão os próximos locais que receberão o totem. As instalações devem ser concluídas nas próximas semanas.

Leia mais...

Cicloturistas noruegueses visitam Niterói

 14/11/2017

 cicloturistas

Foto: Divulgação / Bruno Eduardo Alves

 

Sobre duas rodas, o grupo de 15 turistas atravessou o Túnel Charitas-Cafubá e conheceram a Região Oceânica

 

 Quinze cicloturistas noruegueses conheceram Niterói essa semana e atravessaram, pela primeira vez, o túnel Charitas-Cafubá. O grupo começou sua jornada no domingo, e na manhã de ontem, seguiram em direção à Região Oceânica da cidade. Para cumprir a meta de conhecer, sobre duas rodas, a rota Charles Darwin, os visitantes contaram com a infra-estrutura cicloviária do município.

Leia mais...

Mais segurança para ciclistas no Centro de Niterói

08/11/2017

 

z

Foto: O Fluminense

 

Faixa exclusiva foi implantada na Visconde do Rio Branco

 

 

Ciclistas que trafegam pela Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, já contam a partir desta quarta-feira (8) com mais segurança para fazer a travessia até a Praça Arariboia. Isso porque foi implantada uma faixa exclusiva cortando a Avenida Visconde do Rio Branco.

Leia mais...

Bicicletário da Estação Araribóia, em Niterói, chega a 4 mil cadastros

04/11/2017

 

x

Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

 

Mais de 44 mil visitas já foram feitas ao bicicletário, inaugurado em março deste ano

Giselle Araújo trabalha no Centro e mora no Cubango. A jovem de 18 anos fez seu registro no bicicletário Araribóia, ao lado da estação das Barcas, na última terça-feira. Antes da inauguração do espaço, em março, ela usava pouco a bicicleta, pois tinha medo de ser roubada.

Leia mais...

Niterói ganha totens de pequenos reparos para bicicletas

21/09/2017

 

Totens

Foto: Divulgação PMN

 

O primeiro foi instalado no bicicletário Arariboia

 

 

 Os ciclistas de Niterói passam a contar com uma novidade para deixar a bicicleta com a manutenção em dia. O programa Niterói de Bicicleta, em parceria com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, iniciou, terça (19/9), a instalação de totens de pequenos reparos em diversos pontos da cidade.

Leia mais...

Vaga Viva muda a dinâmica da Região Oceânica de Niterói

19/09/2017 

 

41fc vagaviva

Foto: Evelen Gouvêa

 

Atividades culturais e sociais em locais destinados aos carros seguem até amanhã na cidade

 

Ocupar o espaço da cidade exclusivamente destinado aos carros: esse é o objetivo do “Vaga Viva”, evento produzido pelo programa Niterói de Bicicleta com o apoio da Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans). A ação consiste em ocupar uma vaga de estacionamento por um determinado período de tempo e fazer uso dela para promover atividades culturais. 

Leia mais...

Ciclistas fazem passeio para celebrar a Semana Nacional de Trânsito

17/09/2017 

 

ciclistas.ulisses dvila2

Foto: Ulises Dávila

 

Evento começa oficialmente nesta segunda-feira com uma semana repleta de atividades em Niterói
 

Centenas de ciclistas compareceram a Concha Acústica na manhã deste domingo (17). O local foi o ponto de partida para o tradicional passeio promovido pela prefeitura, antecipando os eventos da Semana Nacional de Trânsito. A travessia do túnel Charitas-Cafubá foi a grande novidade do trajeto neste ano.

Leia mais...

Ciclistas: mais 300 vagas em Icaraí

 

18/08/2017

 

bicicletrio alexandre vieira0q

Foto: Alexandre Vieira/ Prefeitura de Niterói

 

Com novos pontos que estão sendo instalados na Zona Sul, número de locais para parar as magrelas supera 1800 vagas

 

Os ciclistas de Niterói terão mais 300 vagas para estacionar em Icaraí, na Zona Sul da cidade. A Prefeitura está instalando paraciclos em diversas ruas do bairro. Com estes novos pontos, a cidade terá no total mais de 1800 vagas para bicicletas, incluindo as vagas oferecidas no Bicicletário Arariboia, localizado no centro da cidade, e que já registra 3.100 usuários em apenas cinco meses de funcionamento. A instalação acontece na mesma semana quando é comemorado o Dia do Ciclista.

Leia mais...

Guardas em bicicletas estão ajudando a patrulhar Niterói

30/07/2017

 

23

Foto: Lucas Benavides

 

Aumento do número de guardas no ciclopatrulhamento foi possível através do Regime Adicional de Serviço (RAS)

 

A Guarda Municipal de Niterói reforçou, na última semana, o patrulhamento com bicicletas. Agora, a Coordenadoria de Ciclopatrulhamento conta com 62 agentes divididos em escala atuando contra pequenos delitos nas ruas de Icaraí e na orla do bairro, além de uma dupla atuando em São Francisco. A Secretaria Municipal de Ordem Pública explica que o trabalho tem como objetivo apoiar as ações das forças de segurança do Estado.

Leia mais...

Crescimento das ciclovias muda hábito dos moradores

29/07/2017

 

calvo

Foto: Luciola Villela

 

Antes usada só para o lazer, bicicleta virou meio de transporte

 

Nos últimos quatro anos, a quantidade de faixas exclusivas para bicicletas na cidade saltou de 15 para 30 quilômetros, fazendo muita gente tomar coragem e sair por aí pedalando. Antes mais vistas no calçadão e nas áreas de lazer, as bicicletas se proliferaram pelas ruas e passaram a ser usadas pelos ciclistas para ir ao trabalho e levar as crianças para a escola.

Leia mais...

Cicles resistem e voltam à moda

 

26/06/2017

 

22

Foto: Fernando Lemos

 

O cicle de Carlos Alberto Guimarães Santos funciona ha 80 anos na Avenida Sete de Setembro: “movimento cresceu 50%“. 

A percepção dos niteroienses de que as ruas estão cada vez mais cheias de bicicletas é comprovada pelos números: contagens feitas pelo grupo Mobilidade Niterói, em parceria com o programa Niterói de Bicicleta, revelam um crescimento de 36% no número de ciclistas que passam diariamente na Avenida Amaral Peixoto, no Centro, no último ano.

Leia mais...

Prefeitura de Niterói estipula 34 metas até 2020

25/06/2017

 

FAVE

Fonte: Agência O Globo / Felipe Hanower

 

 Plano prevê urbanização das três comunidades mais populosas da cidade

 

A prefeitura apresentará amanhã os projetos do planejamento estratégico para o período 2017- 2020 do plano Niterói Que Queremos. Entre os 34 anunciados, estão a municipalização do Complexo Esportivo Caio Martins, a realização de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para a criação do Mercado Municipal Feliciano Sodré, a revitalização da orla de Charitas, um programa de aceleração de startups, a criação dos parques das lagoas de Itaipu e Piratininga e a urbanização das três comunidades mais populosas da cidade: a Vila Ipiranga e os morros do Estado e Preventório.

Leia mais...

Mais de mil registros no Bicicletário Arariboia

12/05/2017

 

s1fc bike

 Foto: Leonardo Simplício / Prefeitura de Niterói

 

Bicicletário funciona das 6h às 23h nos dias de semana e das 7h às 18 aos sábados

 

Esse é o resultado de 45 dias de funcionamento do bicicletário Arariboia, que funciona ao lado da estação das barcas, no centro da cidade. Esse é o número de bicicletas que entraram e saíram do espaço nesse período. Durante o horário comercial, 270 bikes ficaram estacionadas, o que equivale a 65% de sua capacidade. Outro número que impressiona e mostra que o projeto é um sucesso são os 1240 cadastros de ciclistas realizados.

Leia mais...

Número de bicicletas nas ruas de Niterói dobra em dois anos

22/04/2017

 

nottt

Foto: O Globo

 

Ciclistas elogiam ampliação de ciclovias e pedem mais sinalização


As bicicletas ganharam as ruas definitivamente. Acompanhando o avanço da malha cicloviária da cidade (e os engarrafamentos a cada dia mais frequentes), o número de ciclistas dobrou em relação a dois anos atrás, segundo contagem do coletivo cicloativista Mobilidade Niterói. A média anotada na Avenida Amaral Peixoto nos quatro primeiros meses deste ano foi de 161 ciclistas por hora, contra 80 no mesmo período de 2015. Em 2016, o número chegou a 99.

Leia mais...

Seis novos bicicletários serão construídos em Niterói

31/03/2017

 

Sem Ttulo 2

Foto: Leonardo Simplício / Prefeitura de Niterói

 

Novos espaços serão implantados em pontos estratégicos na Região Oceânica da cidade, que também terá construção de ciclovias

 

A Prefeitura de Niterói vai implantar mais seis bicicletários fechados na cidade. Depois da entrega do estacionamento de bikes na Praça Araribóia, no Centro, na segunda-feira passada, os novos espaços serão construídos na Região Oceânica e terão 200 vagas cada um.

Leia mais...

Bicicletário Arariboia é inaugurado no Centro de Niterói

27/03/2017

 

ciclo

Foto: Leonardo Simplicio / Ascom Niterói

 

Usuários poderão deixar bicicletas sem custo mediante cadastro

 

Foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (27) o Bicicletário Arariboia, localizado ao lado da estação das barcas, no Centro de Niterói. O espaço funciona de segunda-feira a sábado, das 6h às 22h, conta com 416 vagas e os usuários não pagam nada para estacionar as bikes.

Leia mais...

Bicicletário da Praça Araribóia será inaugurado dia 27 de março

20/03/2017

 

Untitled 1

Foto: Divulgação / Leonardo Simplício

 

Espaço terá capacidade para receber 416 bicicletas

 

O analista de sistemas Anderson Ramos, 46 anos, não vai mais precisar fazer a travessia para o Rio de Janeiro levando sua bicicleta nas barcas. A partir do dia 27 de março, quando será inaugurado o bicicletário da Praça Arariboia, os usuários poderão deixar a bicicleta no local gratuitamente e com segurança.

Leia mais...

Boa para a saúde e para o bolso

 

20/03/2017

 

1Foto: A Tribuna

 

Pedalar é o melhor remédio, elimina gordura corporal, combate a flacidez dos músculos, tira o estresse do dia e melhora a respiração. Esse é o texto que todos que pedalam têm na ponta da língua e não é que estão certos?

 

“Testes apontam que, em uma hora de pedaladas, é possível gastar entre 300 e 500 calorias, cerca de 30% a menos do que na esteira. Mas essa diferença pode ser compensada com a mudança de intensidade da pedalada.

Leia mais...

Parcerias trazem novos bicicletários para as ruas de Niterói

15/03/2017

 

2

Foto: A Tribuna

 

Os ciclistas que circulam pelas ruas e avenidas de Niterói têm tido motivos para comemorar. Além dos cerca de 35 quilômetros de malha cicloviária, pequenas iniciativas de empresas facilitam a vida de quem precisa se locomover sobre duas rodas. Além dos bicicletários instalados por toda a cidade pelo poder público, dois em especial chamam bastante a atenção.

 

Com uma estrutura grande, diferente dos convencionais, com vaga para cerca de 20 bicicletas, o bicicletário da Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, em frente à praça Getúlio Vargas, em Icaraí, foi instalado há pouco mais de duas semanas por uma empresa de telefonia celular, que precisava ocupar e proteger a sua subestação, que se interliga a uma antena da empresa a cerca de 500 metros do bicicletário.

Leia mais...

Guarda Municipal recebe bicicletas doadas para o “ciclopatrulhamento”

27/01/2017

 

Guarda Municipal recebe bicicletas doadas

Foto: A Tribuna

 

A Guarda Civil Municipal (GCM) recebeu ontem 20 novas bicicletas doadas, que farão parte do processo de expansão do esquema de patrulhamento ciclístico praticado em Niterói.

 

O objetivo da instituição é a criação de uma Coordenadoria de Ciclopatrulhamento, dando mais agilidade às ações. Duplas de guardas ciclistas atuarão, principalmente, no Centro, Ingá, Icaraí, Jardim Icaraí e São Francisco, zonas apontadas pela mancha criminal como áreas de grande incidência de roubos de rua.

Leia mais...

Fluxo de bicicletas cresce 48% no Centro de Niterói

26/01/2017

 

Fluxo de bicicletas cresce

Foto: A Tribuna

 

O programa Niterói de Bicicletas realizou um levantamento de contagem da quantidade de bicicletas que circulam por Niterói diariamente.

 

O estudo apontou que na Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, passam cerca de 1.500 magrelas, no período de 7 h às 19h. A contagem ocorreu no último dia 6 entre as Ruas Visconde de Uruguai e Maestro Felício Toledo, registrando um total de 1.556 ciclos. 

Leia mais...

Pesquisa registra aumento de 67% no número de ciclistas em Icaraí

01/01/2017

 

3

Foto: Alexandre Vieira/O Globo

 

Fluxo revela uso de bikes como meios  de transporte para o trabalho

 

O programa Niterói de Bicicleta estima que o número de ciclistas cresceu até 67% em ciclovias da cidade. Levantamento realizado nos dias 6 e 7 deste mês revelou ainda que a maior parte das bicicletas é utilizada como meio de transporte para o trabalho.
 

Leia mais...

Mulheres em motos e bicicletas orientam motoristas em Niterói

20/12/2016

 

4

Foto: Guilherme Leporace/O Globo

  

Grupo de motociclistas da NitTrans era formado por homens até entrada de Ruth de Brito

 

NITERÓI — No dia 6 deste mês, quando uma retroescavadeira rompeu um cano de gás subterrâneo na Rua Moreira César, em Icaraí, ela foi a primeira agente de trânsito a chegar ao local. Ruth Alves de Brito, de 26 anos, é uma das duas mulheres motociclistas da NitTrans que trabalham na fiscalização do trânsito de Niterói.

Leia mais...

Ciclovia ligará Itacoatiara a Charitas, via lagoas oceânicas

16/12/2016

 

Ciclovia ligar Itacoatiara a Charitas

Foto: Analice Paron/O Globo

 

Ciclovia ligará Itacoatiara a Charitas, via lagoas oceânicas

NITERÓI - O próximo ano será de transformações para a mobilidade na Região Oceânica com a inauguração do Túnel Charitas-Cafubá e do corredor da Transoceânica. Mas a visita de uma comissão do Banco Latino Americano de Desenvolvimento — Cooperação Andina de Fomento (CAF) à cidade, marcada para janeiro, dará início ao PRO-Sustentável, projeto de cerca de R$ 350 milhões, financiado pela entidade, que promete mudar de vez a relação dos moradores com o local.

Leia mais...

Niterói incentiva a instalação de bicicletários pela cidade

 

12/11/2016

 

Foto: Alexandre Vieira/ Prefeitura de Niterói

Manual é mais uma ação para promover o uso da bicicleta na cidade.

 

O programa Niterói de Bicicleta, que foi criado pela prefeitura em 2013 para incentivar o uso da bicicleta como transporte sustentável, vai lançar um manual para normatizar, tornar acessível e agilizar o processo de instalação de bicicletários em Niterói pela iniciativa privada. A abertura de vagas para o estacionamento de bikes é uma das vertentes do processo de ampliação da malha cicloviária do município. 

Leia mais...

Cidade recebeu evento para debater estratégias de desenvolvimento para o ciclismo

27/10/2016  

 

img noticia

Foto: Bruno Eduardo Alves / Ascom Niterói

 

Niterói está recebendo investimentos na implantação de infraestrutura cicloviária.

A Prefeitura de Niterói pretende elaborar um Plano Municipal de Cicloturismo, em parceria com universidades, sociedade civil e iniciativa privada. Essa foi a principal proposta anunciada no I Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo, que terminou nesta quinta-feira (27). Na cidade, que está recebendo investimentos na implantação de infraestrutura cicloviária é cada vez maior o número de usuários da bicicleta. Iniciativas para o incentivo do turismo de bike podem transformar Niterói na porta de entrada para o cicloturismo no Estado do Rio de Janeiro, e também contribuir para que cada vez mais pessoas optem pelo transporte sustentável no município. 

Leia mais...

Ciclistas visitam túnel para conhecer projeto de ciclovia

10/10/2016

 

Foto: Alexandre Vieira/ Divulgação 

 

Vice-prefeito Axel Grael falou sobre as rotas que levarão até o Charitas-Cafubá 

 

O vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, participou na manhã deste sábado (08) de uma visita ao túnel Charitas-Cafubá ao lado de um grupo de ciclistas para que eles conhecessem a obra e soubessem da infraestrutura que será oferecida para que os esportistas possam passar pelas galerias com segurança. Os dois túneis terão ciclovias.

Axel informou aos ciclistas que a ciclovia terá um sistema de proteção aos usuários, com cobertura de vidro e um sistema de ventilação, filtragem e exaustão para que haja uma permanente troca de ar, e um ambiente mais saudável para os esportistas

Leia mais...

Estudo mostra que população é favorável ao incentivo do uso das bicicletas

29/09/2016

 

estudo incentivo bike

Foto: - / A Tribuna 

 

Uma pesquisa feita com 2.098 pessoas apontou que 74% desse total é a favor de ações que reduzam o espaço do veículo particular nas ruas se o motivo for dedicar esse espaço para ciclovias, corredores de ônibus e calçadas.

 

O levantamento sobre mobilidade urbana foi encomendado pelo Greenpeace ao Instituto Datafolha. A pesquisa foi realizada com a partir de 16 anos, em 132 municípios de todas as regiões do país. Os entrevistados responderam perguntas sobre medidas que impulsionem o desuso de carros, com redução de vagas de estacionamento nas vias (rotativo), das faixas de rolamento e o fechamento de ruas para automóveis. O levantamento apontou que 43% dos entrevistados estavam na região Sudeste, sendo a maior parte mulheres entre 23 e 25 anos.

Leia mais...

Mais mobilidade urbana para a Região Oceânica de Niterói

19/09/2016

 

CicloviaItaipu013

Foto: Divulgação/ PMN 

 

Ciclofaixa que ligará Praia de Itaipu a Engenho do Mato ficará pronta até o fim do mês

 

Até o fim deste mês estará finalizada a ciclofaixa de Niterói que ligará a Praia de Itaipu ao Engenho do Mato, na Região Oceânica. Com a implantação desta nova infraestrutura cicloviária, que terá 2,5 quilômetros de extensão e será segregada, todas as pessoas que moram ao longo da Estrada Francisco da Cruz Nunes, nos dois lados da via, nos bairros de Itaipu, Itacoatiara e adjacências, poderão facilmente acessar o terminal de BHLS do Engenho do Mato, integrante do projeto da TransOceânica, que contará com um bicicletário. 

Leia mais...

Mobilidade urbana discutida na 6ª Conferência da Cidade de Niterói

 19/07/2016

 

Foto: Divulgação/ PMN

 

Entre os dias 1 a 3 de julho foi realizada a 6ª Conferência da Cidade de Niterói onde foram discutidas e aprovadas diversas propostas de diretrizes para o desenvolvimento urbano de Niterói para os próximos anos.

 

Exigência do Ministério das Cidades, a conferência selecionou também as principais propostas a serem levadas para a Conferência Estadual das Cidades, que acontecerá de 1º novembro de 2016 a 31 de março de 2017. Desta última, sairão então as proposições a serem levadas para Conferência Nacional das Cidades, que será realizada em Brasília, em junho de 2017.

Leia mais...

Levantamento aponta que 75% dos ciclistas usam a bike para trabalhar

16/07/2016

 

 Foto: Pedro Conforte/ A Tribuna

 

Uma pesquisa com ciclistas de todo país apontou que 11% dos trabalhadores utilizam bicicletas para chegar ao trabalho.

 

Em Niterói esse número é assustadoramente maior, cerca de 75% dos ciclistas entrevistados utilizam a bike para irem ao trabalho. O número de ciclistas em Niterói também cresceu muito nos últimos anos e consequentemente o quantitativo de pessoas que optaram por ir com a “magrela” para o trabalho também despontou.

Leia mais...

Passeio ciclístico pelos pontos turísticos de Niterói

19/06/2016

 

Foto: Julio Silva/O Fluminense

 

MAC passa a integrar o roteiro de visitação. Trajeto tem cerca de três horas de duração e é preciso de inscrever

 

Nem o friozinho da manhã deste domingo (19) tirou a disposição dos 30 inscritos para o terceiro passeio organizado pelo Niterói Bike Tur, que dessa vez incluiu o recém-reinaugurado Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Boa Viagem, no passeio que reúne cultura e qualidade de vida.

Leia mais...

Niterói: bicicletário com 424 vagas no Centro

06/06/2016

 

Foto: Divulgação/PMN

 

Os ciclistas que passam por Niterói podem comemorar: em três meses o Centro da cidade ganhará um novo bicicletário com 424 vagas.

 

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou ontem a ordem de início de construção do local, que ficará na Praça Arariboia, ao lado da estação das barcas. O investimento será de R$ 852.598,79.

Leia mais...

Niterói de Bicicleta no evento Bicicultura 2016

02/06/2016

  

Bicicultura 2

Foto: Isabela Ledo/ Niterói de Bicicleta

  

Entre os dias 26 e 29 de Maio, aconteceu em São Paulo o evento Bicicultura2016. 

 

O encontro, o maior do país, tem como foco dois temas principais: a mobilidade por bicicleta e o cicloativismo. Convidado pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), o Programa Niterói de Bicicleta esteve presente em diversas atividades ao longo do evento.  

Leia mais...

Cada vez mais, eles ganham as ruas


23/05/2016

img noticia site graça

Foto: Marcelo Feitosa/ O Fluminense

Bicicleta e skate são alternativas para quem busca fugir do trânsito da cidade. 

 

Após um longo dia de trabalho, nada melhor do que chegar em casa de maneira rápida e relaxada. Mas nem sempre é assim. O trânsito do dia a dia pode ser estressante. Devido ao grande número de carros e a falta de transportes públicos suficientes, buscar soluções alternativas se tornou essencial para algumas pessoas. Uma delas é o administrador e contador Daniel Figueredo de Abreu, de 43 anos, que encontrou na bicicleta seu novo meio de transporte.

Leia mais...

Segunda edição do Niterói Bike Tur leva ciclistas a Museus

19/05/2016

 

bike tur img noticia

Foto: Péricles José Rodrigues/ PMN

 

Mais de 30 ciclistas participaram do passeio de nove quilômetros gratuito pelo Centro e Zona Sul da cidade.

 

A segunda edição do Niterói Bike Tur reuniu mais de 30 ciclistas em um passeio de nove quilômetros gratuito pelo Centro e Zona Sul da cidade neste domingo (15). O projeto, que é fruto de uma parceria da Niterói - Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), do programa Niterói de Bicicleta e da Universidade Federal Fluminense (UFF), conta com o apoio da Guarda Municipal, da Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans) e estabelecimentos comerciais da cidade.

Leia mais...

Niterói vai implantar novas ciclofaixas


07/05/2016

 

d1fc img0966

Foto: Marcelo Feitosa/ O Fluminense

 

Elas serão criadas até o fim do mês na Av. Marqueês do Paraná, para substituir os cones que hoje demarcam o espaço do ciclista


A Avenida Marquês do Paraná vai ganhar, até o fim deste mês, duas ciclofaixas, uma em cada sentido da via. A nova faixa exclusiva para ciclistas terá o total de 1,2 quilômetro, segundo a Prefeitura de Niterói, e se ligará com as zonas Sul, Norte e Centro, através das estruturas já existentes na Avenida Roberto Silveira, na Rua São Lourenço e na Avenida Ernani do Amaral Peixoto. 

Leia mais...

Niterói oferece capacitação em educação sobre o trânsito para professores

26/04/2016

 

niteroi capacitacao

 


Evento organizado pela NitTrans e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia será destinado para 100 docentes

 

Em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Programa Niterói de Bicicleta, Porto Seguro e Ecoponte, a NitTrans e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia realizarão a 1ª Jornada de Capacitação em Educação para o Trânsito para Docentes em Niterói. A meta é capacitar cerca de 100 profissionais da área.  O curso será realizado do dia 12 de maio até 8 de julho.

Leia mais...

Turismo sobre duas rodas pelo Centro Histórico de Niterói

18/04/2016

 

Ciclistas visitaram pontos do Centro Histórico de Niterói Douglas Macedo

Foto: Douglas Macedo/ O Fluminense

 

Trinta pessoas se inscreveram para a primeira edição do Niterói Bike Tur, iniciativa idealizada para levar ciclistas para conhecer o Centro Histórico de Niterói, neste domingo (17).

 

O evento, fruto da parceria entre o programa Niterói de Bicicleta, da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), tem o objetivo de desenvolver o cicloturismo na cidade e a cidadania no trânsito.

Leia mais...

De bike na escola


06/04/2016


Foto: Alexandre Vieira / PMN

 

A implantação de vagas para estacionamento de bicicletas na cidade, uma das ações do Programa Niterói de Bicicleta, desenvolvido pela Prefeitura de Niterói, já chegou às escolas da rede municipal de ensino.

 

Até o momento, quatro paraciclos (tipo de bicicletário) foram instalados nas escolas municipais Altivo César, no Barreto; Francisco Portugal Neves, em Piratininga; João Brazil, no Morro do Castro; e Rachide Salim,Sacker, em Santa Bárbara. Cada estacionamento tem capacidade para 10 bikes.

Leia mais...

Turismo sobre bikes em Niterói

 

14/03/2016

 

d1fcx 0mapa 2

 

 

Cidade terá, a partir de abril, visitas guiadas sobre duas rodas a pontos como museus, praias, centros históricos e Caminho Niemeyer.

 

A partir de abril, Niterói vai ganhar, mensalmente, visitas guiadas por meio de bicicletas a pontos turísticos da cidade. O projeto Niterói Bike Tur, organizado pelo Programa Niterói de Bicicleta da Prefeitura de Niterói, vai acontecer no final de abril, em data ainda a ser definida. O objetivo dos encontros é coletar dados sobre sinalização e infraestrutura, atrativos turísticos, meios de hospedagem, serviços de alimentos e bebidas e bicicletarias que poderão ser utilizados pelos cicloturistas. As informações servirão como base para a implantação, até o fim do ano, do cicloturismo na cidade. 

Leia mais...

Campanha incentiva a inclusão da bicicleta nos planos de mobilidade municipais

04/02/2016

bike nos planos

 

 

Do Norte ao Sul do país, movimentos e organizações divulgam a “Bicicleta nos Planos”

 

Lançada no dia 15 de dezembro de 2015, em Campo Grande, a campanha “Bicicleta nos Planos” foi organizada pelas associações Bike Anjo, Transporte Ativo e União de Ciclistas do Brasil, com apoio do Instituto Clima e Sociedade. O objetivo da iniciativa é inserir a bicicleta na agenda dos Planos de Mobilidade Urbana (PMU), orientando cidadãos, técnicos municipais e tomadores de decisão.

Leia mais...

Aumenta o número de ciclistas na cidade de Niterói

03/02/2016

 

Foto: Mobilidade Niterói

 

Dados revelam aumento de 33,85% de ciclistas na Avenida Amaral Peixoto

 

Contagem realizada pelo coletivo Mobilidade Niterói no dia 28 de fevereiro, das 7h às 9h na Avenida Amaral Peixoto, revela que o número de ciclistas aumentou na região. O ponto escolhido para o estudo foi na altura da Avenida Rio Branco, durante o horário de pico para deslocamento ao trabalho.

Leia mais...

Lançamento da pesquisa sobre o perfil do ciclista brasileiro

05/12/2015
 
Foto: Mobilidade Niterói
 

Dados levantados mostram estatísticas de ciclistas em 10 cidades do país, na qual Niterói é a única cidade não-capital

 

No dia 26 de novembro foram divulgados os resultados finais da pesquisa nacional Perfil do Ciclista Brasileiro. A pesquisa, realizada nos meses de julho e agosto de 2015, contou com 100 entrevistadores e 5012 ciclistas entrevistados, abrangendo diversas cidades brasileiras: Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Niterói, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Leia mais...

Niterói realiza a III Semana da Mobilidade em setembro

29/09/2015
 
DSC 0287Foto: PMN
 
O evento percorreu a cidade com programação diversificada.
 
Neste ano, a III Semana da Mobilidade de Niterói aconteceu entre os dias 22 e 27 de setembro com programação em diversos pontos da cidade. O evento contou com bicicletada musical, vaga-viva itinerante, desafio intermodal, passeio ciclístico e encerramento com debate, show, festival de food bikes, exibição de filme e debate.

Leia mais...