Niterói realiza a III Semana da Mobilidade em setembro

29/09/2015

DSC 0287Foto: PMN

O evento percorreu a cidade com programação diversificada.

Neste ano, a III Semana da Mobilidade de Niterói aconteceu entre os dias 22 e 27 de setembro com programação em diversos pontos da cidade. O evento contou com bicicletada musical, vaga-viva itinerante, desafio intermodal, passeio ciclístico e encerramento com debate, show, festival de food bikes, exibição de filme e debate.

No primeiro dia teve bicicletada do Centro até a Zona Norte (Praça do Barreto), com participação especial do coletivo Pedal Sonoro. Ao longo dos três dias posteriores, o projeto Vaga-Viva percorreu as zonas sul (Largo do Marrão), norte (Bairro Chic) e centro da cidade (Rua da Conceição) com diversas atividades: no centro, enquanto o Projeto Aprendiz contagiou aqueles que passavam pelo local com um repertório especial de música clássica, no Bairro Chic vários ciclistas da região puderam levar suas bicicletas para uma revisão mecânica grátis. Na sexta, o desafio intermodal levantou dados sobre o tempo de deslocamento e os obstáculos encontrados por um grupo que se aventurou no trajeto centro (Estação das Barcas Araribóia)/Fonseca (Horto) em diferentes modais de transporte. Já no quarto dia do evento teve passeio ciclístico pela orla de Niterói, com concentração no centro e chegada em São Francisco.

O fechamento oficial da semana aconteceu no MAC ao som da Sinfônica Ambulante e com o festival de food bikes. No final do dia teve exibição do documentário “Bikes Vs. Carros”, reunindo integrantes das massas críticas de Niterói, Rio de Janeiro e São Paulo num debate intenso sobre o filme e como este movimento tem se manifestado nestas três cidades.