Campanha incentiva a inclusão da bicicleta nos planos de mobilidade municipais

04/02/2016

bike nos planos

Do Norte ao Sul do país, movimentos e organizações divulgam a “Bicicleta nos Planos”

Lançada no dia 15 de dezembro de 2015, em Campo Grande, a campanha “Bicicleta nos Planos” foi organizada pelas associações Bike Anjo, Transporte Ativo e União de Ciclistas do Brasil, com apoio do Instituto Clima e Sociedade. O objetivo da iniciativa é inserir a bicicleta na agenda dos Planos de Mobilidade Urbana (PMU), orientando cidadãos, técnicos municipais e tomadores de decisão.

A adesão da campanha aconteceu nas quatro regiões do Brasil, passando por Brasília, Cachoeirinha, Campo Grande, Fortaleza, Manaus, Maringá, Poços de Caldas, Recife, Salvador e Bragança Paulista.

Segundo dados disponibilizados no site “Bicicletas nos Planos”, cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes deveriam ter formulado um Plano de Mobilidade Urbana até abril de 2015. Por outro lado, menos de 30% conseguiu alcançar essa meta.

O site “Bicicletas nos Planos” também disponibiliza um guia com informações para outras cidades que desejam incluir a bicicleta nos seus próprios PMU. Dentre as medidas recomendadas, destacam-se: implementar um sistema de bicicletas públicas; aumentar o percentual de viagens feitas por bicicleta na cidade e implementar paraciclos e bicicletários em estações de transporte coletivo. Além disso, o site também oferece materiais para divulgação online e vídeo educativo.

Para incluir efetivamente a bicicleta no PMU de sua cidade, o cidadão deve realizar algumas ações. As principais se baseiam em se articular com atores locais que tenham ideais semelhantes, estar presente em discussões para avaliar a política local, incluir o poder público no levantamento, participar ativamente dos debates na elaboração do PMU do seu município e cobrar a inclusão da bicicleta no mesmo.

Para saber mais sobre a campanha “Bicicleta nos Planos”, acesse: www.bicicletanosplanos.org