Niterói oferece capacitação em educação sobre o trânsito para professores

26/04/2016

niteroi capacitacao

Evento organizado pela NitTrans e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia será destinado para 100 docentes

Em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Programa Niterói de Bicicleta, Porto Seguro e Ecoponte, a NitTrans e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia realizarão a 1ª Jornada de Capacitação em Educação para o Trânsito para Docentes em Niterói. A meta é capacitar cerca de 100 profissionais da área.  O curso será realizado do dia 12 de maio até 8 de julho.

Esta Jornada tem como objetivo preparar os professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio de escolas municipais, estaduais e particulares a explorarem o tema trânsito e suas variáveis, compreender sua complexidade e observar sua urgência social.

Tudo isso sob a ótica de que as condições de circulação, na maioria das vezes, apresentam-se como obstáculos para a construção da cidadania, afrontando a dignidade das pessoas, impedindo a inclusão social e afetando a qualidade de vida. O curso vai proporcionar futuramente às crianças, adolescentes um processo de ensino-aprendizagem que lhes permitam desenvolver a consciência da cidadania e da ética, de forma que possam construir, durante o processo educativo, hábitos e comportamentos seguros e serem cidadãos no trânsito.

Os coordenadores da jornada acreditam que o trabalho com o trânsito não deve se limitar ao espaço da sala de aula, sendo necessário explorar ambientes externos que propiciem a locomoção das crianças.  Atividades como andar pela escola, observar o trânsito em frente à escola, realizar passeios, são imprescindíveis para motivar debates a partir das situações observadas. Os alunos devem ter acesso a recursos diversificados: textos literários, imagens, vídeos, músicas, obras de arte, enfim, tudo aquilo que incentive as atividades sobre o tema. A capacitação dos professores para serem multiplicadores de educação para o trânsito será realizada ao longo da Jornada.

As palestras abordarão informações e conceitos de cidadania, ética, meio ambiente, mobilidade e acessibilidade, legislação e, principalmente comportamento no trânsito.

A carga horária da jornada é de 25 horas com entrega de certificado. As datas do curso são: 12/05, 03/06, 09/06, 23/06 e 08/07. O local será o Auditório do Espaço Oswaldo Salles, na Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Educação, que fica na Rua São Pedro, 108, no Centro de Niterói. Inscrições e outras informações na Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia pelos telefones 2719-6743 e 98889-4404.

Fonte: Jornal O Fluminense