Passeio ciclístico pelos pontos turísticos de Niterói

19/06/2016

Foto: Julio Silva/O Fluminense

MAC passa a integrar o roteiro de visitação. Trajeto tem cerca de três horas de duração e é preciso de inscrever

Nem o friozinho da manhã deste domingo (19) tirou a disposição dos 30 inscritos para o terceiro passeio organizado pelo Niterói Bike Tur, que dessa vez incluiu o recém-reinaugurado Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Boa Viagem, no passeio que reúne cultura e qualidade de vida.

Com uma pequena escolta para segurança do participantes e várias paradas para visitas gratuitas e guiadas, o novo itinerário do projeto percorreu grande parte do Caminho Niemeyer, com saída do Teatro Popular Oscar Niemeyer.

Do Centro, o grupo seguiu para a Boa Viagem, com parada para conferir as novas exposições do MAC. Para a estudante Ingrid Silva, visitar o museu de graça é um estímulo para sair de casa pedalando em um domingo.

“É uma experiência nova conhecer os atrativos da cidade como parte de um prazeroso passeio de bicicleta”, elogia.

O trajeto terminou às 11h30 com a chegada dos participantes no Campo São Bento, em Icaraí. O casal Edson Pães e Lúcia Leão saíram de São Gonçalo para aproveitar o passeio.

“Fiquei sabendo pela Internet e não perdi tempo. Achei a iniciativa ótima, onde tem ciclismo eu vou”, declara Lúcia.

A bicicleta é uma paixão do casal. “Fazemos esse tipo de programa sempre juntos”, lembra Edson.

O passeio também mantém uma proposta inclusiva. Desde a primeiro passeio a iniciativa têm oferecido, através de uma parceria com a empresa Trio Caminhos sustentáveis, oferecer a oportunidades para pessoas que não podem pedalar em uma bike adaptada. Nesta versão, a equipe ofereceu até um mapa tátil do trajeto ao participante, que é deficiente visual.

“Fui convidado pela prefeitura a participar e achei uma boa oportunidade para divulgar meu trabalho. Já fiz esse transporte em Londres e acho uma ótima alternativa para cidade”, explica o empresário Michael Linke.

Para o participante deficiente visual Michael Leão, essa é uma oportunidade rara.

“É uma opção de passeio ao ar livre por lugares que só passo de ônibus e também de andar de bike uma vez que não pedalar”, explica Michael, que é militar reformado.

O programa é promovido pela Prefeitura de Niterói através do Niterói de Bicicleta e a Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Os passeios acontecem nos terceiros domingos de cada mês com o objetivo de incentivar o cicloturismo urbano na cidade. Os circuitos duram, em média, 3 horas e é aberto para todos, mas com vagas limitadas”, ressalta Isabela Ledo do Niterói de Bicicleta. As inscrições para o Niterói Bike Tur evento são limitadas. Para conferir a agenda e participar é necessário se inscrever no site http://www.neltur.com.br/

Fonte: O Fluminense