Ciclistas fazem passeio para celebrar a Semana Nacional de Trânsito

17/09/2017

ciclistas.ulisses dvila2

Foto: Ulises Dávila

Evento começa oficialmente nesta segunda-feira com uma semana repleta de atividades em Niterói

Centenas de ciclistas compareceram a Concha Acústica na manhã deste domingo (17). O local foi o ponto de partida para o tradicional passeio promovido pela prefeitura, antecipando os eventos da Semana Nacional de Trânsito. A travessia do túnel Charitas-Cafubá foi a grande novidade do trajeto neste ano.

O número de pessoas na cidade que utiliza bicicletas não só para o lazer, mas também como meio de transporte, aumentou em cinco vezes mais nos últimos anos, em decorrência da criação de infra-estruturas como ciclovias e o recém inaugurado bicicletário Araribóia, no Centro, destacou o prefeito Rodrigo Neves.

“A mobilidade tem sido uma prioridade para a administração pública municipal. A gente está tirando do papel obras esperadas há muito tempo, como o túnel e outros projetos de gestão de tráfego, como o Centro de Operações de Trânsito com sinais inteligentes. Mas sabemos que as cidades só serão sustentáveis e com melhor mobilidade se tivermos cada vez mais a utilização das bicicletas e dos transportes públicos. E é nesse o caminho que Niterói está se desenvolvendo nos últimos quatro anos”, ressaltou o prefeito.

O evento, que está em sua 31ª edição, foi organizado pela Amazonas Bike em parceria com o programa Niterói de Bicicleta e a Nittrans. todo ano, o passeio acontece sempre próximo ao “Dia Mundial sem Carro”. A expectativa da organização para esta edição era de oito mil participantes.

Do Centro, o grupo seguiu pela orla de Gragoatá, Boa Viagem, Icaraí, Estrada Fróes até a Praia de Charitas. Pela primeira vez, o passeio cruzou o Túnel Charitas-Cafubá e retornou, finalizando o trajeto na Praça do Rádio Amador.

“As pessoas estavam com muita vontade de atravessar o túnel e a gente conseguiu o apoio logístico da prefeitura para que isso acontecesse”, destacou Cláudio Santos, organizador do evento.

O programa atraiu gente de vários locais da região e do Rio de Janeiro. E por conta dos horários das barcas o início do passeio atrasou um pouco, rendo início às 9h40. Famílias inteiras levantaram cedo para pedalar juntos pela cidade, como o funcionário público Ederson Scoto, de 46 anos e sua filha Sofia de 8.

“Sempre pedalei bastante e como hoje tem o evento tem uma conotação de política pública vem prestar meu apoio. A educação é um ponto fundamental, para ambos os lados, os motoristas olha para o ciclistas como alguém que está disputando espaço. E por isso também que eu trouxe minha filha”, destaca Scoto.

A abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito será na segunda-feira (18), às 10h, no Auditório da Polícia Rodoviária Federal, Ecoponte, na Ilha da Conceição. Além da presença de com autoridades e representantes de empresas e instituições públicas e privadas, haverá apresentação da banda Brazilian Piper, sob a regência do maestro João Paulo. A Semana está prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

“A bicicleta é um meio de transporte que foi sendo deixado de lado. As cidades cresceram demais, o carro virando uma necessidade e o trânsito se tornou esse caos. Sou de Rio Bonito e no interior essa prática nunca deixou de existir uso bicicleta desde os meus 8 anos, não consigo ficar parado no trânsito. Só uso carro fins-de-semana. bicicleta não polui, é um exercício físico e não fica congestionada”, conclui o analista de sistemas Leandro Pinto Estrela, de 31 anos.

Fonte: O Fluminense