logo logo logo Colab

Início O Prefeito
Rodrigo Neves - Prefeito PDF Imprimir E-mail

rodrigo neves 2019
Rodrigo Neves Barreto, atual prefeito de Niterói, nasceu em 28 de junho de 1976. Foi o único prefeito da Região Metropolitana do Rio de Janeiro a ser reeleito nas eleições municipais de 2016, com 130.473 votos no segundo turno.

Eleito prefeito de Niterói pela primeira vez em 2012, trouxe conquistas importantes para Niterói, como o túnel Charitas-Cafubá, esperado há mais de 40 anos, a reforma e ampliação do único hospital pediátrico público da cidade, o Getulinho. É o prefeito que mais construiu escolas da história de Niterói.

Na área de segurança pública, fez investimentos importantes como a construção do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Piratininga, onde atuam, 24 horas, agentes da Guarda Municipal monitorando 400 câmeras espalhadas pela cidade. Instalou sistema de cercamento eletrônico total, os Portais de Segurança, câmeras inteligentes capazes de identificar automaticamente, pelas placas, carros roubados nas principais entradas e saídas da cidade. O sistema está interligado às forças de segurança.

Niterói é a cidade com o maior Índice de Desenvolvimento Humano do Estado do Rio de Janeiro e está entre as 10 do país. Figura nos principais rankings de transparência e gestão pública responsável do país. Em 2020, a cidade alcançará a universalização do saneamento ambiental e terá uma poupança de royalties instituída pelo governo para as futuras gerações com mais de R$ 200 milhões.

Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), estudou em instituições tradicionais da cidade, como o Instituto Maia Vinagre e os colégios Acadêmico e Itapuca.

Começou a vida pública nos anos 1990, nas comunidades mais pobres de Niterói, por meio da Pastoral da Juventude da Igreja Católica. Também foi líder estudantil, atuando na União Niteroiense de Estudantes Secundaristas (UNES). Em 1992, aos 16 anos, foi um dos principais líderes do Movimento dos Caras-Pintadas, que exigia ética na política.

Aos 21 anos, em 1996, foi eleito o vereador mais jovem da cidade, conquistando novos mandatos para o legislativo municipal em 2000 e 2004 – nesse último ano, obteve a maior votação entre os vereadores eleitos.

Em 2006, conquistou o primeiro mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Reeleito quatro anos depois, foi convidado a assumir a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos.

Na Alerj, foi autor das leis que criaram o Plano Diretor para a Região Metropolitana e o Conselho Estadual das Cidades. Teve, ainda, atuação importante em debates sobre desenvolvimento do Estado do Rio, inclusão social e cidadania para todos, política urbana e de habitação, juventude e qualificação profissional, indústria naval e gestão pública.

Como secretário estadual, criou o Rio Sem Miséria, o plano estadual de superação da pobreza extrema que foi pioneiro no Brasil. E, na esfera do Rio Sem Miséria, lançou também os programas Renda Melhor e Renda Melhor Jovem, que atualmente atende, só em Niterói, 35 mil pessoas.

Outra ação importante foi o lançamento da plataforma digital - em conjunto com a Caixa, o Ministério do Desenvolvimento Social e o Proderj - para o pagamento de aluguel social. Graça a isso, as vítimas de tragédias naturais passaram a receber o dinheiro pelo cartão do Bolsa Família ou pelo Cartão Cidadão.

Rodrigo Neves é casado com a pedagoga Fernanda Sixel, com quem tem três filhos: Mayara, Carlos Eduardo e Marina. Tem uma neta, Manuela, de menos de um ano.

mulher

cmsann