QUEM SOMOS

Axel Grael / Secretário de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão da Prefeitura Municipal de Niterói

Secretário de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão da Prefeitura Municipal de Niterói, engenheiro florestal e ambientalista, possui 18 anos de experiência em cargos de primeiro escalão de órgãos da administração pública estadual e municipal do Rio de Janeiro, com experiência na gestão pública, formulação de políticas ambientais, gestão de projetos com financiamento externo e gestão de situações de emergência ambiental. O desejo por mais bicicletas – modelo de transporte também utilizado por ele e toda sua família – e a luta pela implantação de uma malha cicloviária em Niterói teve início quando ainda era adolescente, aos 17 anos. Hoje, enquanto vice-prefeito da cidade, tem a oportunidade de fazer valer seus ideais com o Programa Niterói de Bicicleta, da Prefeitura de Niterói.

Filipe Simões / Coordenador

Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal Fluminense com o tema Migração Modal e Mobilidade por Bicicleta, é ciclista urbano e entusiasta da bike como solução de transportes nas cidades brasileiras. Atua no Programa Niterói de Bicicleta desde 2015 e foi parte do processo de elaboração do Projeto Básico Cicloviário de Niterói, bem como do planejamento e projeto do Bicicletário Arariboia, da ciclovia da Av. Marquês do Paraná e do projeto executivo do Sistema Cicloviário de Região Oceânica.

Helena Porto / Assessora Técnica

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal Fluminense / EAU-UFF. Estagiou no setor de arquitetura no escritório Paulicéia Arquitetura e Restauro, fez um intercâmbio de um ano na Universidade de Munique na Alemanha (TUM) em Arquitetura Paisagística, e participou de grupos de pesquisa e diversos seminários e eventos sobre mobilidade urbana. Integra o Programa Niterói de Bicicleta desde julho de 2018. Amante da cidade de Niterói, é entusiasta da bicicleta e de práticas e soluções por cidades e vidas sustentáveis.

João Pedro Boechat / Assessor Técnico

Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal Fluminense / EAU-UFF. Participou do Laboratório da Paisagem de 2016 a 2018 onde pesquisou a estética da ruralidade na região metropolitana do Rio de Janeiro, com ênfase nos bairros de Maria Paula, Muriqui e Rio do Ouro. Estagiou no setor de arquitetura do escritório Índio da Costa A.U.D.T, tendo experiência em projetos executivos, edição de imagens, tecnologia BIM e modelagem 3D. Ciclista de domingo a domingo, atua no Programa Niterói de Bicicleta desde agosto de 2018.

Juliana Martins / Estagiária

Estudante de arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / FAU-UFRJ. Participa de um projeto de Pesquisa e Extensão – MoBoo: Bicicleta, bambu e mobilidade onde estuda as possibilidades da matéria-prima e desse meio de transporte, e faz parte de um grupo de Pesquisa sobre as transformações urbanas ocorridas na cidade do Rio de Janeiro na década de 20. Apaixonada por arte e pela natureza, atua no Programa Niterói de Bicicleta desde outubro de 2019 e acredita na relevância da bicicleta na mobilidade urbana e em seu papel na construção de uma cidade mais sustentável.