Nitbike

Conheça o NitBike!

Nitbike foi o nome vencedor, com 5.240 votos via consulta pública na plataforma Colab, para o sistema público de bicicletas compartilhadas, subsidiado pela Prefeitura de Niterói. A princípio, o sistema contará com 50 estações (46 para adultos e quatro para crianças), e cerca de 600 bicicletas. As estações estarão localizadas em um raio de 5 km a partir do Centro de Niterói, alcançando bairros da região Norte e Praias da Baía: Fonseca, Barreto, Engenhoca, São Lourenço, Santana, Ponta d’ Areia, São Domingos, Gragoatá, Boa Viagem, Ingá, Icaraí, Vital Brasil e Santa Rosa.

A maior estação será a Arariboia, fazendo integração com a Estação das Barcas, que contará com 70 vagas. Serão implantadas também estações próximas aos campus da UFF e outras universidades da região, assim como estações mirins no Horto do Fonseca, Campo de São Bento, Boa Viagem e Caminho Niemeyer.

Em maio, serão implantadas as 10 primeiras estações, e nos meses seguintes a instalação continuará gradativamente, até completar as 50 estações. O sistema e área de cobertura poderão ser expandidos através das estações patrocinadas. Empresas privadas poderão patrocinar novas estações, e com isso o raio de cobertura pode aumentar.

Como será feito o acesso e uso das bicicletas?

O desbloqueio das bikes será feito através de aplicativo e site na internet. As estações e bicicletas conterão um QR code para acessá-lo, onde o usuário deverá fazer um cadastro, e a partir de então poderá desbloquear as bicicletas.

Neste primeiro estágio, a Prefeitura assumirá os custos do serviço, oferecendo viagens gratuitas de até uma hora. Excedendo esse tempo, será aplicada uma multa proporcional. 

O horário de funcionamento será de 6h às 0h, de segunda a domingo, sendo que a devolução poderá ser feita 24 horas por dia.

 

Como fica a segurança?

Se você tiver algum problema com a bicicleta ou estações, poderá nos avisar a qualquer momento através de ligação ou mensagem. Haverá ainda câmeras em todas as estações com transmissão ao vivo, e alarmes que poderão ser ativados remotamente, para garantir a segurança.

Em caso de danos à bicicleta não notificados, será aplicada uma multa ao último usuário registrado pelo aplicativo.